‘Rezo’, EP da Cia. Sarau das Seis, será lançado domingo (25)

by - julho 23, 2021

 Projeto foi aprovado na Lei Aldir Blanc Petrolina

| Atriz Lua Mandala e o diretor musical Antônio Pablo em gravação | Foto: Cia. Sarau das Seis |

Dos palcos às plataformas digitais, a musicalidade presente no espetáculo teatral Rua dos Encantadas da Cia. Sarau das Seis foi transformada em um EP, disco curto. ‘Rezo’ traz, além de canções cantadas em cena pelos atores, texturas sonoras que compõem a trilha sonora do trabalho e falas da dramaturgia. O lançamento será domingo (25), às 18h, no canal do Youtube da companhia (https://abre.ai/youtubesarau). 

Todas as seis faixas que compõem o projeto são autorais e foram criadas especificamente para o espetáculo. Antonio Pablo, integrante da companhia que assina a direção musical, diz que a criação desse EP surge do “desejo de poder vivenciar em outros espaços essas sonoridades”. Ele ainda explica que a teatralidade está mantida nessa extensão da cena. “O público pode esperar um trabalho sonoro, imagético e sensitivo, porque não queríamos que perdesse essas características do teatro.  É um disco extremamente teatral, manter essa identidade e transpor sonoramente era o desafio e uns dos pilares para a feitura do EP, acho que conseguimos, mas o público que dirá”, afirma.

A criação das músicas foi parte significativa da construção do ‘Rua dos Encantados’, como detalha a atriz e compositora Fernanda Luz. “As músicas Pra noite alumiar e Veredas nasceram quando eu lia o livro Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa. Ambas nasceram muito rápido, como quem já me esperava para ser instrumento e fazer ecoarem por aí. Elas contribuíram para construção da cena e energia das brincantes, das personagens. A música depois que entra no espetáculo ganha outros braços, ela gera várias reações no imaginário dos corpos dos atuantes que a defendem e do público que assiste”, explica.

O EP foi gravado no estúdio Conexões AyÔ, na Casa Sarau em Petrolina-PE, um espaço criativo de gravação e estudo de música para cena e músicas em geral. O processo artesanal, proposta defendida pela “Sarau”, foi realizado entre janeiro e julho de 2021. As vozes são do elenco, contando com Antônio Pablo, Fernanda Luz e Lua Manda. A produção, direção musical e arranjos são assinados por Antônio Pablo. Os músicos Ivan Greg e Diego Rosa colaboraram com sanfona e arranjos vocais, respectivamente. “Foi e está sendo um grande desafio mergulhar em um trabalho totalmente sonoro, de gravação e criação de arranjos das canções. Entre acertos e erros, seguimos tentando, vivenciando cada etapa de muita aprendizagem”, pontua o diretor.

Essa iniciativa teve o apoio do Fórum Popular de Cultura de Petrolina. O projeto foi aprovado pelo edital da Lei Aldir Blanc – Petrolina, contando com o incentivo da Prefeitura de Petrolina e do Governo Federal através da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo. Mais informações sobre o projeto e a companhia podem ser acessadas através das redes sociais: https://www.facebook.com/saraudaseis/ e https://www.instagram.com/ciasaraudaseis/.


FAIXAS DO EP REZO (CIA. SARAU DAS SEIS):


1. Veredas

2. Menino-quero voar como um assum preto

3. Seguem a Caminhar

4. Rezo Bastiana

5. Oráculo

6. Pra Noite Alumiar.


Canal da Cia. Sarau das Seis no YouTube: 




You May Also Like

0 comentários