Festival Internacional da Sanfona chega a sua última semana com programação intensa

by - julho 29, 2021

 Oficinas de sanfona e grandes artistas marcam os últimos dias do evento

| Acordeonista francês Richard Galliano |

Pela primeira vez no formato virtual, a VII edição do Festival Internacional da Sanfona tem sido um sucesso. Tanto pela oportunidade de reunir pessoas de várias nacionalidades nas oficinas, nas apresentações da Jam Sanfona Session e nos shows que acontecem no formato de Lives.
 
Com um público médio de 150 inscritos por oficina, as aulas de sanfona movimentam as tardes de músicos profissionais e amadores de todas as regiões do Brasil e países de todos os continentes. Hoje e amanhã (30) ainda acontecem as últimas aulas de “Tem sanfona no Choro” e “Improvisação no Forró”, ministradas pelos músicos Marcelo Caldi e Chico Chagas, respectivamente.

O festival que teve início no último dia 17 com shows no formato de lives será encerrado no próximo sábado (31), a partir das 20h no canal do YouTube do festival. Desta vez as apresentações serão de Gilberto Monteiro, Raniel Pernalonga e a atração internacional, Richard Galliano, considerado pela crítica como o maior acordeonista da atualidade. 

Richard Galliano é dono de uma técnica ímpar, um dos mais cultuados músicos de JAZZ de todos os tempos e transita com naturalidade entre muitos estilos, do forró ao clássico. Ele soube extrapolar os limites do popular, do folclórico, das tradições nacionais e da música de improviso e embarcou numa surpreendente viagem pelo mundo erudito.

Gilberto Monteiro, que também se apresenta na mesma noite, é um dos mais importantes gaiteiros do Rio Grande do Sul. Considerado uma lenda musical, famoso por seu misticismo, Gilberto Monteiro é um músico inigualável, cujo estilo de tocar a sanfona é inconfundível. Suas músicas são carregadas de emoção e beleza.


Outra atração que merece a atenção do público é o piauiense Raniel Pernalonga. O artista começou a tocar aos 10 anos de idade, por influência do pai, que também é músico. Aos 12 anos já acompanhava bandas regionais na sua cidade e aos 14 anos mudou-se para Recife-PE, onde integrou a banda do cantor Genival Lacerda.

Raniel estudou no Conservatório Pernambucano de Música, onde teve contato com a música erudita, abrangendo ainda mais seus conhecimentos e aperfeiçoando seu modo de tocar. Já participou de diversos festivais e além de instrumentista, compõe músicas instrumentais, inclusive gravadas por músicos renomados como: Spok, maestro e fundador da Spokfrevo Orquestra, e Ney Conceição, considerado um dos melhores baixistas do Brasil.

Até agora já passaram pelo festival Targino Gondim e Quinteto Sanfônico do Brasil, Adelson Viana, Mestre Genaro, Ivan Greg, Silas França e Daniel Itabaiana. Toda a programação está disponível no site www.festivaldasanfona.com.br e no Instagram @festivaldasanfona. 

O VII Festival Internacional da Sanfona tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, além de ser uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda.


You May Also Like

0 comentários