Evento reúne música, arte e debates em celebração à cultura e à ancestralidade do povo Pankararu
![]() |
| Show durante a Mostra Pankararu de Música 2023 | Foto: Tássio Tavares / Divulgação | |
por Iasmin Monteiro
O protagonismo indígena e o compromisso com a integração em áreas como saúde, cultura, educação e política estarão em destaque na VI Edição da Mostra Pankararu de Música (MPM). O evento será de 17 a 19 de outubro, na Aldeia Bem-Querer de Cima, território Pankararu, a 7 km de Jatobá (PE).
Nesta edição, o evento homenageia o legado vivo de Dona Dida – o canto da vida, da dança, da chuva e do sol. Patrimônio Vivo de Pernambuco e do povo Pankararu, Dona Dida transformou o canto em compromisso com a continuidade cultural e com a tradição oral de seu povo.
Guardiã das cantantes, aos 12 anos recebeu a missão de ser “cantadeira” em um dos principais rituais Pankararu, a Noite dos Passos. Essa missão a acompanhou até o seu encantamento (forma como a cultura indígena se refere à morte), em junho deste ano. Sua memória segue inspirando novas gerações e fortalecendo a cultura Pankararu.
Há uma imersão na cultura e na ancestralidade indígena. A mostra reunirá apresentações musicais, cinema, rodas de conversa, intervenções artísticas, lançamento de livro e exposição de arte. Entre os artistas convidados, estão Jéssica Caetano, Ivan Greg, Flávio e Sarah Leandro, além de Gean Ramos, um dos organizadores.
Os ingressos podem ser adquiridos pelo site da Mostra (aqui). A programação completa está disponível no Instagram @mostra.pankararu.
Sem comentários