Como será o Teatro Municipal de Petrolina? Sonho antigo dos artistas deve sair do papel
Espaço cultural será no Centro de Convenções de Petrolina com investimento de R$ 41 milhões
![]() |
| Foto: Erlan Alexandre - Prefeitura de Petroliana | |
por Eduarda Silva
A paisagem urbana de Petrolina (PE) está prestes a ganhar um símbolo aguardado por gerações de artistas e produtores culturais. A construção do Teatro Municipal, um sonho antigo da comunidade, integra a reforma do Centro de Convenções. Com um investimento de R$41 milhões, a obra começa a mostrar sua estrutura, sinalizando que a espera de mais de duas décadas pode, finalmente, estar chegando ao fim.
A conclusão do espaço, prevista pela prefeitura para 2026, representa a vitória de uma luta que se estendeu por anos. Para entender o peso desse momento, é preciso voltar no tempo.
Em 2014, um protesto inusitado chamou a atenção da cidade: artistas petrolinenses, vestidos com roupas de banho, foram para as ruas em um “balé na lama”, cobrando a construção do teatro prometido. A ação era parte do movimento “Meu Partido é a Cultura”, criado em 2011 para reivindicar políticas públicas e fortalecer a produção cultural.
![]() |
| Artistas saíram às ruas com roupas de banho para protestar em 2014 | Foto: redes sociais | |
Antônio Veronaldo, ator, diretor e membro fundador da Cia Biruta de teatro, participou ativamente desses protestos e conta que a luta por um teatro municipal era indissociável de outras demandas, como a criação de um fundo municipal para a cultura, bem como a instituição de um conselho e Plano Municipal de Cultura.
“A gente vem, desde 2004, 2005, lutando para que isso acontecesse”, afirma o artista.
“Havia também o fortalecimento dos espaços que já existiam e a construção do teatro municipal, que levou um tempo de luta até a gente entender que a cidade precisava desse equipamento”.
A espera de mais de vinte anos gera sentimentos mistos. Veronaldo, que também faz parte do Fórum Popular de Cultura, comemora o avanço, mas ressalta a necessidade de manter o diálogo. “Lógico que a gente fica feliz, que é uma luta de vinte anos para que se consiga esse momento da construção desse teatro, mas a gente sabe que é só mais um passo agora para que a gente continue ainda organizados e lutando para que exista diálogo do poder público, do município, com os artistas e produtores culturais da região”.
![]() |
| Foto: Erlan Alexandre - Prefeitura de Petroliana | |
O novo teatro municipal foi projetado para acomodar quase 800 pessoas e promete ser um ponto de encontro para a cultura e o turismo de negócios. A estrutura abrigará salas de imprensa e técnica, camarotes, camarins e um foyer. Além disso, o projeto inclui depósitos para cenários, copas, bilheterias e entradas acessíveis. Resta saber quais eventos e artistas subirão em seu palco, como será a gestão de suas pautas e incentivo aos grupos locais.
A expectativa da classe artística é alta. Para Veronaldo, o teatro é um símbolo, mas a sua funcionalidade depende da continuidade da colaboração entre o poder público e a comunidade. “O teatro municipal é um símbolo de uma cidade que, de certa forma, tem um desenvolvimento cultural e artístico”, reflete.
“A gente fica na espera que não seja só a construção do teatro, mas que todas as outras demandas para que se fomente esse espaço aconteçam”.
0 comentários