‘Os Dialetos Pindaienses’: livro celebra fala e memória do sertão baiano

by - outubro 04, 2025

Misturando oralidade e literatura, obra de Jaíce Cris transforma expressões e tradições em um retrato poético da cultura popular


| Foto: redes sociais |

por Iasmin Monteiro


Existem vários “brasis” dentro do Brasil. Neles, também há diversas formas e expressões de se comunicar. O livro “Os Dialetos Pindaienses”, lançado recentemente pela jornalista e escritora Jaíce Cris, faz um recorte de toda essa pluralidade cultural. A obra nasce do encontro entre literatura, oralidade, memória afetiva e pertencimento. 


O projeto é fruto de oficinas de escrita realizadas com estudantes do 8º ano da rede pública. Além disso, traz a vivência e convivência diária da autora com suas raízes, sendo um retrato divertido, poético e autêntico do modo de falar do povo de Pindaí, cidade do Sertão baiano.


Jaíce conta que a ideia de fazer o livro surgiu de uma necessidade de “tradução” aos colegas de faculdade. “Eu morei em Campinas [São Paulo] durante a faculdade. O meu jeito de falar às vezes era incompreendido, então criei uma página no Instagram chamada "Os dialetos" e comecei a catalogar expressões. Com o tempo também fui gravando vídeos com pessoas da minha região”. 


A escritora informou que, após isso, em sua cidade, abriram inscrições para o edital da Lei Paulo Gustavo (lei de incentivo à cultura). Decidiu inscrever um projeto para produzir o livro. “Tive a ideia de pegar o catálogo que criei no Instagram e transformar em livro. Nele, coloquei crendices e histórias - além das expressões que usamos”.


Com um olhar sensível e escuta atenta, Jaíce transforma expressões do cotidiano em crônicas e diálogos que celebram a cultura local. Ao mesmo tempo, provoca reflexões sobre identidade, pertencimento e o valor da linguagem popular.


| Foto: redes sociais |


O livro conta com expressões e, muitas delas, trazem ilustrações para compor o imaginário da proposta. Algumas histórias fazem parte da infância da autora, que relembra jeitos de falar que entraram em desuso, bem como crendices populares, pratos típicos e tradições diversas somadas à linguagem para fazer sentido ao contexto da região de onde nasce a obra.


“Esse livro é um abraço na fala do nosso povo. Cada palavra carrega a história de quem somos”.


E já que a obra fala sobre memória e relações de afetividade, a autora contou com pessoas importantes para conseguir desenvolver o projeto: sua irmã, Josane Alexandrino, fez ilustrações que exemplificam alguns dialetos; e uma colega de faculdade, Mariana Rodrigues, foi a responsável por editar e trazê-lo ao mundo.


Para os interessados em adquirir o livro, ele está disponível por meio do site 

https://clubedeautores.com.br/livro/os-dialetos-pindaienses. No Instagram, @osdialetos, você acompanha os conteúdos que são criados a partir dos dialetos que fazem parte da vida de Jaíce Cris.  


Sobre a autora


| Foto: redes sociais |


Jaíce Cris é jornalista e produtora cultural. Atua com projetos voltados à valorização da cultura do sertão e da infância. É uma das organizadoras do “Cine Gameleira", a primeira mostra de cinema de Pindaí (BA). Além disso, é uma das autoras do documentário “O Rito e a Festa - A Folia de Reis da Tábua”.



 

You May Also Like

0 comentários