Chico e Flor ganharam as telonas e estreia na Ilha do Massangano

by - novembro 22, 2021

 Essa semana tem mais exibições gratuitas em comunidades

| Exibição na Ilha do Massangano | Foto: Thierri Oliveira |

Um terreiro da Ilha do Massangano virou sala de cinema, na última sexta-feira (19). Um telão e cadeiras na grama verdinha foram o cenário perfeito para a estreia do filme Chico e Flor - A Lenda do Rio Opará, produzido pela Abajur Soluções Artísticas e pela Cia. Biruta de Teatro. Não no escurinho do cinema, mas sobre o clarão da lua, crianças e adultos da comunidade acompanharam a primeira sessão do curta-metragem gravado alí perto, nas margens do Rio São Francisco.

A história é protagonizada pelos personagens Chico (Rafael Moraes) e Flor (Camila Rodrigues). Gravado e produzido em Petrolina, no sertão de Pernambuco, com incentivo do Governo do Estado, através do 13º edital do Funcultura Audiovisual, o filme segue com exibições gratuitas nos dias 28 e 29 de novembro em Petrolina-PE, respectivamente nos bairros Rio Corrente e José e Maria. 

| Elenco do filme | Foto: Thierri Oliveira |

Chico e Flor – A Lenda do Rio Opará, conta a história de Chico, um barqueiro que vive sozinho em seu barco ancorado na margem de um rio e sonha um dia poder navegá-lo para realizar sua grande missão: enfrentar os monstros e as lendas para reencontrar seus pais. Chico tem como amiga, a jovem Flor, uma garota corajosa que adora ouvir as histórias e as fantasias desse barqueiro. A dupla passa a tarde a imaginar aventuras cheias de encantos e  mistérios em hipotéticas viagens rio acima e abaixo. Em um desses encontros, Chico decide contar para Flor a história da origem do Rio Opará, nome indígena para o Rio São Francisco, utilizando uma máquina do tempo deixada por gerações passadas de sua família. A história do rio vai aquecer o desejo de Chico em encarar sua missão, e a corajosa Flor incentivará o início dessa aventura.

O curta, que é uma adaptação do espetáculo teatral “Chico e Flor contra os monstros na Ilha do Fogo” para as telas do cinema,  é produzido pela Abajur Soluções Artísticas e pela Cia Biruta de Teatro, com direção de Antonio Veronaldo, direção de fotografia de Fernando Pereira, direção de arte de Cristiane Crispim e Leticia Rodrigues, trilha sonora original de Carlos Hiury e Moesio Belfort, sendo todos/as artistas e trabalhadores/as da cultura que atuam no sertão pernambucano e fortalecem a cena cultural dessa região.

Segundo a produção, o projeto visa proporcionar ao público, sobretudo às crianças, o acesso à diversidade e pluralidade cultural do estado de Pernambuco, atendendo a uma demanda, inclusive, da sua formação, que versa sobre o respeito e  reconhecimento da diversidade cultural do país,  pois sabemos que na maioria das vezes esse público é apresentado somente a produções audiovisuais que narram culturas hegemônicas eleitas como globais e pouco acessam as narrativas do imaginário local pela falta de investimentos no conhecimento plural.

É também pensando na ampliação da democratização desse acesso que as exibições do curta foram planejadas em bairros periféricos e na comunidade ribeirinha de Petrolina. E, para ampliar ainda mais o acesso, o projeto se propõe a oferecer a tradução em Libras, reafirmando a importância de que pessoas com deficiência auditiva sejam incluídas nos processos de democratização cultural. 

Serviço:


Exibição do curta-metragem Chico e Flor - A lenda do Rio Opará
Entrada Gratuita

28/11/21 às 16h00 - Cine Teatro CEU das Águas (bairro Rio Corrente - Petrolina-PE)

29/11/21 às 19h00 - Associação das Mulheres Rendeiras (bairro José e Maria - Petrolina-PE)

Ficha Técnica:
Direção, dramaturgia e cenografia: Antonio Veronaldo
Direção de Fotografia, montagem, edição e animação: Fernando Pereira
Roteiro: Antonio Veronaldo e Fernando Pereira
Revisão de Roteiro: Wllyssys Wolfgang
Direção de Arte: Cristiane Crispim e Leticia Rodrigues
Produção Executiva: Cristiane Crispim
Assistência de produção: Amanda Martins
Elenco: Camila Rodrigues e Rafael Moraes
Técnico de Som Direto: Tássio Tavares
Trilha Sonora Original: Carlos Hiury e Moesio Belfort
Social Media: Camila Rodrigues e Leticia Rodrigues
Concepção de Figurino, Maquiagem e Adereços: Leticia Rodrigues - Quilombo Urbano
Costureira: Arlete
Suporte Técnico e Camarim: Joana Crispim
Still: Thierri Oliveira
Intérprete de Libras: Rejane Silva
Apoio Cultural: Associação das Mulheres Rendeiras, Associação da Ilha do Massangano, Cafeto, Madame Voodoox, Pipa Produções, SECULT - Prefeitura de Petrolina
Produção: Abajur Filmes
Realização: Cia Biruta de Teatro
Incentivo: Fundarpe/SecultPE - Funcultura Audiovisual – Ano 2019/2020

Encontre a Abajur Filmes:
Instagram: @abajursolucoes
Facebook: /abajursolucoes
Site: www.abajursolucoes.com.br

Encontre a Cia Biruta de Teatro:
Instagram: @ciabiruta
Facebook: /ciabiruta





You May Also Like

0 comentários