Cia. Biruta lança podcast sobre o diálogo entre o teatro e as práticas populares do Sertão de Pernambuco

by - abril 15, 2022

 Episódios serão publicados neste domingo (17)

| Foto: Abarjur Soluções |

A Cia. Biruta de Teatro (Petrolina/PE) lança, neste domingo (17), o podcast ‘Cenas Ribeirinhas – diálogos entre a cena e as práticas populares de resistência do Sertão do São Francisco’. O projeto, que conta com incentivo do Governo de Pernambuco, através da Lei Aldir Blanc, é dividido em dois episódios e integra a programação de aniversário do grupo, que completa 14 anos em maio. A transmissão em áudio e vídeo acontece às 19h, pelos canais do grupo no Youtube (@ciabiruta) e no Spotify.

Com mediação da jornalista Eneida Trindade, o podcast reúne a atriz e pesquisadora, Cristiane Crispim, o diretor, dramaturgo e também pesquisador, Antônio Veronaldo, ambos fundadores da Cia Biruta, e lideranças comunitárias da região do Sertão do São Francisco. No primeiro episódio, o grupo conversa com o articulador cultural Alfredo José da Cruz Neto, da comunidade de Coripós (Santa Maria da Boa Vista/PE). Já no segundo episódio, a convidada é a cordelista, professora e líder comunitária, Maria Senhora Gomes dos Santos Gonçalves, o Quilombo Mata de São José (Orocó/PE).

Em um bate-papo descontraído, os convidados contam um pouco da história das suas comunidades, das manifestações culturais que permeiam a identidade desses locais e da relação com a Cia Biruta, que vivenciou as práticas populares da região para a construção do experimento cênico ‘Cenas Ribeirinhas’. Pesquisa que marcou a trajetória do grupo teatral.

“Cenas Ribeirinhas foi um projeto que começou a ser gestado em 2012, mas até hoje está presente em nossas vidas, seja nos palcos propriamente, ou nas referências que a experiência da pesquisa trouxe para o nosso trabalho e para a nossa existência como pessoas e como grupo. É um projeto que se baseia na vivência afetiva promovida pela nossa pesquisa teatral”, conta Antônio Veronaldo.

A pesquisa, segundo o grupo, proporcionou um olhar para manifestações populares do Sertão do São Francisco, como o Reisado e o Capim Lelê, que impactaram na sua produção. “Essa vivência possibilitou tanto a elaboração de materiais para a criação artística, quanto caminhos para procedimentos pedagógicos carregados de significados, que emergem do movimento de distanciamento e aproximação da nossa cultura. Além disso, ainda tornou possível o registro de falas de dentro das práticas de resistência culturais populares, para elaboração de suas autonarrativas. Isso vem contribuindo para que mais gente conheça suas histórias, simbologias e as cosmovisões em torno de suas manifestações culturais de origem afro-indígenas”, avalia Cristiane Crispim, que também assina a coordenação e produção do projeto.

Acesse o podcast:


Spotify: Cia Biruta de Teatro


Ficha Técnica:


Cristiane Crispim Bezerra: Coordenadora, produtora executiva e atriz-pesquisadora convidada
Eneida Trindade: Mediadora, roteirista e assessora de imprensa:
Antonio Veronaldo Martins: Diretor-pesquisador convidado e assistente de produção
Maria Senhora Gomes dos Santos Gonçalves: liderança comunitária do quilombo Mata de São José (Orocó/PE) e convidada do podcast
Alfredo José da Cruz Neto: produtor cultural e artista visual da comunidade do Coripós (St. Maria da Boa Vista/PE) e convidado do podcast
Camila Rodrigues da Silva: cinegrafista, técnica de som direto, editora e montadora de vídeo  
Fernando Pereira de Araújo: animador
Leticia Rodrigues de Oliveira: comunicadora em mídias sociais e apoio técnico
Moesio Belfort: compositor de trilha musical e editor de som.
Carlos Hiury: compositor de trilha musical.

[T] Ascom Cia. Biruta / Eneida Trindade


You May Also Like

0 comentários