Núcleo Biruta de Teatro apresenta cenas no CEU das Águas

by - novembro 24, 2022

 Ação encerra atividades do projeto em 2022

| Foto: Abajur Soluções |

O CEU das Águas, em Petrolina (PE), vai receber nos dias 26 e 27 de novembro, as apresentações de culminância do Núcleo Biruta de Teatro (NBT). O projeto de formação teatral, mantido pela Cia Biruta de Teatro, tem incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura. As apresentações gratuitas começam às 19h e contarão com tradução em libras.

Em cada dia de evento, o público vai poder conferir seis cenas diferentes, construídas pelos jovens atores ao longo de sete meses de curso. As aulas foram ministradas por Antônio Veronaldo, Camila Rodrigues, Cristiane Crispim e Letícia Rodrigues, todos integrantes da companhia.

“Os artistas que participaram do curso irão apresentar suas produções à comunidade do entorno do CEU das Águas, local onde ocorreram os encontros. São cenas curtas, de temática livre, com abordagem de questões subjetivas e sociais trazidas pelos participantes, mas é, sobretudo, um momento de troca e de partilha, que possibilita tanto a vivência de palco e a experimentação cênica, quanto a disseminação e descentralização do fazer teatral em Petrolina”, explica Cristiane Crispim, uma das responsáveis pela iniciativa.

Durante os encontros, os alunos tiveram contato com os elementos e técnicas teatrais que fazem parte da vivência da Cia Biruta. “Apresentamos aos participantes exercícios e treinamentos para o ator/atriz, os princípios da antropologia teatral, a partir de matrizes gestuais de culturas populares do médio São Francisco, exercícios de modulação da energia do ator/atriz, a partir de elementos da natureza, e jogos de improvisação para criação de dramaturgias do corpo e de cenas", revela o diretor teatral Antônio Veronaldo.

Núcleo Biruta de Teatro:

Executado há mais de 7 anos pela Cia Biruta, o projeto vem facilitando o acesso e o contato mais próximo da periferia com o trabalho artístico teatral. Ao longo dessa trajetória foi possível montar espetáculos como ‘A Insurreição do Amor’ (2015), ‘Ponto Poético’ (2016), o premiado ‘Processo Medusa’ (2017), ‘Corpo Fechado’ (2019) e ‘Registro da Humanidade’ (2021). Este último um experimento cênico digital, criado a partir das provocações e reflexões trazidas pelos integrantes do Núcleo durante o processo de estudos e investigação poética que foi realizado de modo virtual.

PROGRAMAÇÃO:


DATAS: 26 E 27 NOV
HORÁRIO: 19h
LOCAL: CEU DAS ÁGUAS - PETROLINA-PE
ENTRADA GRATUITA
CLASSIFICAÇÃO LIVRE
TRADUÇÃO EM LIBRAS

CENAS:


“Isso não é um monólogo” com Amanda Karoline 
“Feliz dia dos pais pra quem?” com Anna Beatriz e Neci Mellyssa
“A criança que eu fui um dia” com Ary Guilherme 
“O ato pelo tempo” com Bia Camélia
“Gullar e Bandeira em Performance!” com Ccarlos Araripe
“Príncipes do ridículo” com Cibelle Vieira e Kaylane Freire
“O fim e Recomeço” com Jenifer Araujo
“Sessão de paródias” com Jenifer Araujo e Magia 
“Janela de ônibus” com Joana Crispim
“O abismo prateado” com José Lírio Costa
“Preconceito e Raízes” com Max
Trecho do “Auto da compadecida” com Luisa Crispim e Pedro Campana



You May Also Like

0 comentários